Nascimento de uma tradição: 2º Jornada Mackenzie de Estudos Tolkienianos!

HeaderEvento-2aJornadaMack.jpgOcorreu na última semana, nos dias 3 e 4 de outubro, a Segunda Jornada Mackenzie de Estudos Tolkienianos! Foram momentos de imersão e estudo incríveis, e o Tolkien Talk, de cara, esteve presente! Confira aqui tudo o que ocorreu nessa memorável jornada, a segunda de muitas a vir!

O evento se constituiu de diversas palestras de estudo acadêmico, ligados às disciplinas de Teologia, Filosofia, Letras e Design. O evento foi gratuito e aberto ao público, era só chegar e sentar! A Terceira Jornada já está sendo planejada, portanto se prepare para 2019!

03_CesarMachadoConseguimos alguns dos arquivos das palestras, e você pode baixá-las logo abaixo. Os perfis da organização e dos palestrantes seguem ao final da matéria. As palestras em si serão publicadas no canal do Tolkien Talk, em um futuro próximo.

Palestras

02Post02A Jornada iniciou às 19:00 do dia 03/10, com a produção de foco nas áreas de Teologia e Filosofia. Foi aberta pelo professor Jonathan Hack, e foi seguido por ninguém mais, ninguém menos, que nosso hobbit Cesar Machado!

A palestra abordou as “Possibilidades de pesquisa teológica em Tolkien: uma análise da possível cosmovisão cristã nas obras de Tolkien: criação, queda, redenção e consumação.” Temas como a relação de Tolkien com o cristianismo, a fé, providência, e o livre-arbítrio foram explorados pelos palestrantes com muita profundidade. Você pode baixar as palestras do Cesar e do Prof. Dr. Hack aqui e aqui.

03Post03Logo em seguida, a segunda palestra teve início, com o tema “O Mal e o Orgulho no Legendário de Tolkien: uma reflexão teológica e moral sobre o mal no pensamento e na literatura tolkieniana e suas contribuições para a ética contemporânea.”

Foi conduzida pelo Lucas Gonçalves e Maurício Avolleta Junior, ambos bacharéis em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foram promovidos grandes questionamentos da humanidade: De onde vem o mal? Porque ele existe, e porque Deus o permite?

02_MauricioAvolett_CesarMachado_JonathanHack_LucasGoncalves

Maurício Avoletta Jr., Cesar Machado, Jonathan Hack, e Lucas Gonçalves

Estes e outros estudos sobre a natureza do Mal, a decadência do ser, e sua presença no legendário deram luz à um tópico obscuro em nossos estudos da vida. As palestras do Lucas e do Maurício podem ser baixadas aqui e aqui.

Assim se encerrou o primeiro dia da Jornada. No dia 04/10,  foi a vez das produções com foco em Letras, Tradução e Design.

04Post04Logo pela manhã, o Prof. Dr. Cido Donizete e o Prof. Me. Stéfano Stainle abriram com a palestra “As tramas de Vairë: As tradições estéticas e literárias do legendário de Tolkien.”. 

Nela foram abordadas as diversas vertentes literárias, e de onde vieram as influências presentes na obra e como elas se cruzam e formam a grande trama da obra “acabada”.

 

04_StefanoStainle_CidoRossi

Stéfano Stainle e Cido Rossi.

É uma tema complexo, que nos ajuda a compreender melhor o processo de construção da obra como a conhecemos. A palestra em si deve ir ao ar em algum vídeo futuro no canal, assim como o PDF da palestra.

 

 

05Post05Encerrando com chave de ouro, Alexandre Azevedo, nosso Xandinho de Eregion, marcou presença com a palestra “A estética de J.R.R. Tolkien: Os elementos base da identidade visual do Legendário, sua composição, importância e como eles inspiram o design contemporâneo da obra.”. 

Alexandre explorou elementos artísticos por toda a obra, como as heráldicas, runas e os tengwar, e outros itens que ajudariam a “completar” as obras, como as artes das capas do Senhor dos Anéis e as Cartas do Papai Noel.   Também foi abordado como tudo isso influenciou o design do projeto gráfico de A Queda de Gondolin, mais recente lançamento da HarperCollins Brasil.

Organização

01_AnaLuciaTrevisan_FernandaCorreia_CesarMachado_JonathanHack

Organizadores: Ana Lúcia Trevisan, Fernanda Correia, Cesar Machado e Jonathan Hack

Planejaram e organizaram essa Segunda Jornada Mackenzie de Estudos Tolkienianos:

  • Prof. Dra. Ana Lúcia Trevisan: Possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Literatura Espanhola e Hispano-Americana. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve pesquisa na área dos estudos literários com ênfase na Literatura Brasileira e Hispano-americana, principalmente nos temas relacionados à literatura latino-americana contemporânea, às relações dialógicas entre discurso histórico e literário e aos limites da narrativa fantástica;
  • Prof. Dr. Jonathan Hack: Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor, teólogo, pesquisador do NUMEP/CNPq, tradutor e escritor. Estuda temas do Antigo Testamento, análise literária da Bíblia, relações entre a Bíblia e a literatura, e a teologia de Tolkien;
  • Cesar Machado: Co-fundador e apresentador do Tolkien Talk YouTube Channel, e consultor tolkienista para a HarperCollins Brasil;
  • Fernanda Correia: Formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalhou no Jornal Folha de São Paulo. Atualmente é mestranda em Letras pela mesma universidade, estudando Melkor e as mitologias em O Silmarillion, além de cursar graduação em linguística pela Universidade de São Paulo.

“Agradecimento da equipe da 2º Jornada em especial à Fernanda Correia e aos outros responsáveis pela realização da 1ª Jornada Mackenzie, pois foi dado por ela o passo inicial neste desenvolvimento contínuo.”

Além dos já citados, os palestrandos foram:

  • Lucas Gonçalves: Bacharel em Comunicação Social e em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estuda a ética e a moral cristã em C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien;
  • Maurício Avoletta Junior: Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco de pesquisa na origem do mal na obra Tolkieniana;
  • Cido Donizete Rossi (UNESP – FCLAr): Professor, Mestre e Doutor em Estudos Literários pela UNESP, atua em Letras, na área de Literatura de Língua Inglesa e as Vertentes do Fantástico na Ficção;
  • Stéfano Stainle (UNESP – FCLAr): Mestre em Estudos Literários pela UNESP [com a dissertação “Gandalf: a linha na agulha de Tolkien” (2016)] e Doutorando em Estudos Literários também pela UNESP ainda na obra de J.R.R.Tolkien;
  • Alexandre Azevedo: Bacharel em Design Gráfico com ênfase em Comunicação Visual pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes. É diretor de arte, designer e ilustrador há 18 anos. Membro do Tolkien Talk YouTube Channel, criou a comunicação visual do canal. É também designer de publicações brasileiras de Tolkien, pela HarperCollins Brasil (A Queda de Gondolin, Beren e Lúthien e Outros).

Eventos como esse trazem luz à nova era literária no que estamos criando no Brasil. Continuem espalhando a fantasia, mas principalmente, não deixem de perseguir os mistérios e tesouros que guardam as linhas de todas as grandes obras da literatura. Leia, releia, estude e compartilhe. Avante!

Anúncios

Sobre Felipe Cruz

Editor do Tolkien Talk e Administrador da Casa de Registros de Pelargir. Colaborador do canal há mais tempo que se lembre, embarcou na missão de torná-lo referência na obra do Professor, mesmo onde o português não seja nativo.
Esse post foi publicado em Acadêmico, Tolkienistas. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Nascimento de uma tradição: 2º Jornada Mackenzie de Estudos Tolkienianos!

  1. Gente que incrível! eu não pude ir e amei o material!!!
    Que venham muitos eventos como esse!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Republicou isso em e comentado:
    As palestras foram realizadas em SP e se você não pode comparecer aproveite esse material do post!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s