Convite/Palestra: Cosmovisão em Tolkien – a proposta do mestre de fantasia moderna para o mundo em que vivemos

Numa toca no chão vivia um hobbit”, assim escreveu numa folha em branco o aclamado autor de fantasia, J. R. R. Tolkien, dando origem a O Hobbit (1937), uma aventura que marcou a história da literatura infantil mundial. Ao lado de clássicos ingleses do gênero fantasia para crianças, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol (1865), O Vento nos Salgueiros, de Kenneth Grahame (1865), e Ursinho Pooh, de A. A. Milne (1926), o primeiro romance lançado por Tolkien traz características próprias e únicas em relação aos seus predecessores, tornando-se um clássico da categoria.

Aproveitando o ensejo das comemorações de 80 anos de lançamento de O Hobbit, a Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) faz uma exposição, na Biblioteca Florestan Fernandes, das obras de Tolkien, em especial sobre a aventura de Bilbo e seus treze anões amigos, além de teses, dissertações e outros estudos sobre o tema. A exposição contará com obras emprestadas por leitores, acervos das bibliotecas da Universidade de São Paulo e da editora WMF Martins Fontes.

Em ocasião da exposição, contaremos também com a palestra sobre a cosmovisão no legendário de Tolkien, com o Professor Dr. Diego Klautau (FEI–SP), Carlos Caldas (PUC-MG)* e o Professor Dr. Cristiano Lopes (UPM–SP). Além disso, contaremos com a presença do nosso apresentador do canal Cesar Augusto Machado, que falará sobre o tema sob a perspectiva das mídias sociais.  

Diego Genu Klautau (FEI-SP)

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado (O Bem e o Mal na Terra-Média – A filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien como crítica à modernidade) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado (Paidéia Mitopoética: A educação em Tolkien) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica (2014-2015). Atualmente é professor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). Tem experiência na área de História, Sociologia e Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: cristianismo, literatura, mitologia, ética e moral.

Carlos Ribeiro Caldas Filho (PUC-MG)* (Via Slype)

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e da disciplina Cultura Religiosa (I e II) em cursos de graduação da universidade. Concluiu estágios de pós-doutorado na condição de bolsista da CAPES (PNPD-CAPES) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (MG). Foi por dez anos (2002-2011) professor Adjunto Associado II da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: protestantismo brasileiro, teologia latino-americana, teologia reformada, teologia pública, teologia da missão, diálogo entre teologia e literatura, imaginário religioso e/ou teológico no cinema, e o pensamento de Orlando Costas, C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, Rubem Alves e Dietrich Bonhoeffer. Avaliador de cursos (Teologia e Ciências da Religião) e institucional do INEP/MEC.

Cristiano Camilo Lopes (UPM-SP)

É docente permanente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia – CEFT da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, e atua como professor-pesquisador na graduação e na pós-graduação Stricto Sensu. Possui pós-doutorado em Literatura Infantil e Juvenil na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP (2016), doutor (2012) e mestre (2009) em Letras pela Universidade de São Paulo-USP (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Mestrando em Teologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (Instituto Presbiteriano Mackenzie), bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e pelo Seminário Teológico Betel Brasileiro (1998). É membro do Grupo de Pesquisa “Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens” da FFLCH/USP. Possui experiência em docência do ensino superior na área de Teologia e Ciências da Religião, e Letras.

Cesar Machado

Publicitário com especialização em marketing na Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 13 anos com publicidade e eventos. Fundador e apresentador do canal do YouTube Tolkien Talk, que conta com mais de 13 mil inscritos. Produziu dezenas de vídeos e escreveu alguns ensaios sobre o universo tolkieniano, tendo destaque para as análises de adaptações fílmicas e outras mídias. Sobre a cosmovisão, levantou hipóteses originais sobre a existência do Mal e a aranha Ungoliant e, como músico, formulou uma teoria sobre as dissonâncias em Ainulindalë.

 

Sobre J. R. R. Tolkien

O britânico John Ronald Reuel Tolkien (1892–1973), lutou na Batalha do Somme, na Primeira Guerra Mundial, e trabalhou como filólogo e professor universitário na Universidade de Oxford, Inglaterra. Casou-se com Edith Bratt, em 1913, com quem teve quatro filhos.

J. R. R. Tolkien é autor das obras de fantasia O Hobbit e O Senhor dos Anéis e de outras como O Silmarillion e Contos Inacabados, editadas pelo seu filho Christopher Tolkien.

Sobre o Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ – FFFLCH/USP)

O Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ–FFFLCH/USP), coordenado pela Professora Dra. Maria Zilda da Cunha, homologado e certificado pelo CNPq, conta com mais de 30 pesquisadores doutores, jornalistas, editores, roteiristas, professores e técnicos de educação e de arte e tecnologia. Esse grupo investiga de uma perspectiva interdisciplinar produções literárias para crianças e jovens e seus diálogos intertextuais, considerando a relação que estabelecem com a cultura, com a história e a interação social.

Cosmovisão em Tolkien – a proposta o mestre de fantasia moderna sobre o mundo em que vivemos

Inscrições: http://celp.fflch.usp.br/eventos

Valor: R$ 10,00 (referente às palestras “Traduzindo Tolkien” e “Cosmovisão em Tolkien) – com emissão de certificado.

Data: 18 de novembro.

Horário: das 9h às 12h (manhã).

Local: Sala 107 do prédio de Letras.

Endereço: Universidade de São Paulo – R. do Lago, 717 – Vila Universitária, São Paulo – SP.

Coordenação: Maria Zilda da Cunha

Curadoria: Cristina Casagrande, Diego Klautau, Cristiano Lopes, Euclides Lins, Marinês Mendes, Paulo Ribeiro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias, Tolkienistas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s