Documentos de Tolkien da Primeira Guerra Mundial traduzidos por Ronald Kyrmse

– Sérgio Ramos.

J. R. R. Tolkien serviu no Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial, tendo participado da sangrenta Batalha do Somme. Foi durante este conflito que ele começou a escrever boa parte dos materiais que mais tarde fariam parte de seu Legendarium. Muito do que ele passou na guerra foi refletido em seus escritos.

Tolkien era 2º Tenente do 11º Batalhão de Fuzileiros Lancashire, e seu grupo foi destacado para lutar na França em 1916, onde o criador da Terra-média atuou como oficial de comunicações. Em outubro de 1917, foi acometido de febre das trincheiras, uma doença relativamente comum entre combatentes, e foi realocado de volta para a Inglaterra em novembro do mesmo ano.

Muitos de seus amigos e companheiros de guerra morreram durante o conflito, mas Ronald Tolkien precisou ficar em Great Haywood, Staffordshire (Inglaterra) para se recuperar. Foi ali que ele começou a trabalhar no Livro dos Contos Perdidos, iniciando com A Queda de Gondolin.

Tolkien não voltaria para o campo de combate devido à recorrência da doença, mas ele ficou bem o suficiente para continuar prestando o serviço militar na própria Inglaterra.

Apresentamos aqui, diretamente do Arquivo Nacional do Reino Unido, dois documentos daquele período traduzidos por Ronald Kyrmse, renomado tolkienista e tradutor: o formulário confirmando seu retorno da França à Inglaterra por ter contraído febre das trincheiras e a carta de Tolkien ao Departamento de Guerra declarando-se apto a servir.

Para fazer o download dos documentos e suas respectivas traduções, basta clicar AQUI.

Agradecemos imensamente a Ronald Kyrmse por esta colaboração, pois ela enriquece ainda mais a experiência dos entusiastas de Tolkien que estudam a vida deste grande autor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades, Ronald Kyrmse e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s