A História de Kullervo já havia sido lançada em 2010 [CURIOSIDADE]

– Sérgio Ramos.

Muitas pessoas não sabem, mas “A História de Kullervo” de J. R. R. Tolkien já havia sido lançada no ano de 2010 pelas mãos da própria Verlyn Flieger, a tolkienista que editou o livro de mesmo nome que alcançou as livrarias do mundo todo em 2015 (no Brasil, a publicação se deu em 2016).

Tolkien Studies, vol. VII.

Verlyn Flieger é fundadora do periódico anual Tolkien Studies que, em seu volume 7 (2010), trouxe não só o corpo principal do texto “A História de Kullervo” escrito por Tolkien, mas também o ensaio do autor intitulado “Sobre o Kalevala”.

Já em 2011, em seu livro “Green Suns and Faërie: Essays on J.R.R. Tolkien”, Flieger publicou seu ensaio chamado “Tolkien, Kalevala e A História de Kullervo”.

Green Suns and Faërie: Essays on J.R.R. Tolkien.

Inclusive, isso foi contado no próprio Prefácio do livro “A História de Kullervo”:

Os materiais aqui publicados, a obra precoce e inacabada A história de Kullervo, de J. R. R. Tolkien, e os dois esboços de sua palestra na Universidade de Oxford sobre sua fonte, “Sobre ‘O Kalevala’”, apareceram inicialmente em Tolkien Studies (v. VII), em 2010. Agradeço a permissão do Espólio de Tolkien para reproduzi-los aqui. As “Notas e comentários” foram reproduzidos com a permissão da West Virginia University Press. O ensaio “Tolkien, Kalevala e ‘A História de Kullervo’”, de minha autoria, foi reproduzido com a permissão da Kent State University Press.

Verlyn Flieger, no Prefácio de “A História de Kullervo”

Seria apenas uma questão de tempo até esses materiais apresentados em 2010 e 2011 serem colocados em volume único e publicados ao redor do mundo, o que efetivamente ocorreu em 2015 devido à agenda de publicações da editora HarperCollins.

A ideia inicial de transformar os materiais acima num livro único e que alcançasse um público maior foi da própria Verlyn Flieger, segundo ela relata no Prefácio do livro (mencionando também todas as pessoas que a ajudaram na empreitada):

Este livro não teria sido possível se não fosse a contribuição de várias pessoas, às quais agradeço, pois sem elas ele possivelmente jamais teria chegado a existir. Em primeiro lugar, agradeço a Cathleen Blackburn, a quem primeiramente fiz a proposta de que A história de Kullervo precisava alcançar um público mais amplo do que o de um periódico acadêmico. Sou grata a Cathleen por acompanhar o projeto ao longo de todo o processo de permissão pelo Espólio de Tolkien e por sua editora, a HarperCollins. Sou grata ao Espólio e à HarperCollins por terem concordado comigo e aceitado que a republicação em volume independente era o que o Kullervo de Tolkien merecia. Obrigada também a Chris Smith, diretor editorial da HarperCollins encarregado de assuntos tolkienianos, por sua ajuda, seus conselhos e pelo estímulo em trazer A história de Kullervo, de Tolkien, ao público mais amplo que ela merece.

Verlyn Flieger, no Prefácio de A História de Kullervo. (grifo nosso)

Todos os méritos da publicação de “A História de Kullervo” são da grande tolkienista Verlyn Flieger, que ainda era pouco conhecida dos leitores, mas que já havia trabalhado com a editora HarperCollins ao editar a versão expandida de “Sobre Contos de Fadas” e também “Ferreiro de Bosque Grande”. Flieger ainda editou depois “The Lay of Aotrou and Itroun”.

Para ver a resenha do livro “A História de Kullervo”, clique AQUI.

Para conhecer o Kalevala, a mitologia finlandesa de onde saiu Kullervo, clique AQUI.

Para ver a resenha de Ferreiro de Bosque Grande, também editado por Verlyn Flieger, clique AQUI.

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades, Tolkienistas e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A História de Kullervo já havia sido lançada em 2010 [CURIOSIDADE]

  1. Jarbas Aquino disse:

    Mais claro que isso, impossível.
    Lacrou os embustes que rolam por aí.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s