Novo livro de Verlyn Flieger – There Would Always Be a Fairy-Tale

Verlyn Flieger.

Verlyn Flieger.

– Sérgio Ramos

A The Kent State University Press anunciou para novembro de 2017 o novo livro da tolkienista Verlyn Flieger, intitulado “There Would Always Be a Fairy-Tale – Essays on Tolkien´s Middle-earth”. Trata-se de um compilado de diversos ensaios sobre mito, verdade, costumes e moral na Terra-média de Tolkien.

Dedicados a Tolkien, o grande criador e contador de mitos, esses ensaios são centrados no seu interesse e envolvimento em contos de fadas por toda sua vida, o mundo especial que ele chamava de faërie, um mundo criado e habitado por fadas (elfos), e com os elementos que fazem desse mundo o lugar especial que ele é. Eles cobrem uma série de assuntos, desde O Hobbit até O Senhor dos Anéis e seu lugar dentro do legendário chamado Silmarillion até obras mais curtas como “A História de Kullervo” e “Ferreiro de Bosque Grande“.

Diretamente da caneta da eminente estudiosa de Tolkien Verlyn Flieger, os ensaios individuais nesta coleção foram produzidos ao longo de um período de vinte anos, cada um escrito para se ajustar aos parâmetros de uma conferência, uma antologia, ou ambos. Eles foram levemente revisados a partir de suas versões originais para eliminar a repetição e atualizá-los. Agrupados vagamente por tema, eles apresentam um mosaico não-padronizado, retratando tópicos do mito à verdade, das maneiras sociais ao comportamento moral, da história textual às micropartículas da Terra-média.

Juntos, esses ensaios apresentam um quadro completo de um homem tão complicado quanto os livros que levam seu nome – um pensador independente e pouco ortodoxo que era, ao mesmo tempo, um crente e um cético capaz de manter as ideias conflitantes em tensão, um contador de histórias românticas e amargas, esperançoso e pessimista, em iguais partes trágico e cômico. Um homem cujo trabalho não busca respostas certas ou erradas, mas sim uma maneira de acomodar ambas; um homem de antíteses.

Os estudiosos da literatura de fantasia em geral e particularmente de Tolkien encontrarão muito valor nesta perspicaz coleção de uma exploradora experiente do mundo de faërie de Tolkien.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s